O que observar ao contratar uma empresa de dedetização?

Quando contratamos qualquer serviço sempre é preciso avaliar alguns aspectos em relação à empresa a ser contratada. Capacidade técnica, profissionalismo, experiência, tempo de mercado, avaliações dos clientes, documentos em dia e se a empresa segue a legislação são alguns fatores a serem levados em consideração na hora de escolher uma empresa de dedetização para sua casa ou empresa.

Documentação

Primeiramente, é preciso verificar se a empresa está em dia com a documentação exigida pelo órgão regulador. Se a empresa não possui a documentação necessária, não há como ela oferecer um serviço confiável. As empresas prestadoras devem oferecer ao cliente o comprovante da execução do serviço, de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada nº 52 (RDC nº52 22/10/2009), documento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o funcionamento de empresas especializadas no serviço de controle de vetores e pragas urbanas. Esse comprovante deve conter informações, como nome do cliente, endereço onde foi realizado o serviço, qual o serviço realizado, data de execução do serviço, prazo de assistência técnica, grupos químicos dos produtos utilizados durante o serviço, entre outros.

Qualificações

Verifique também quem são os profissionais da empresa. Suas qualificações e certificações mostram qual o nível de competência e responsabilidade da empresa. É importante que a empresa esteja preparada e bem qualificada para desenvolver o serviço. 

Confirme se a empresa possui um responsável técnico (biólogo, químico, dentre outros) atuante. Infelizmente, algumas empresas contratam esses profissionais apenas para assinar documentos, sem ter qualquer vínculo de trabalho na rotina da empresa.

Observe se o profissional está devidamente uniformizado e se usa todos os equipamentos de segurança (óculos, luvas, máscaras, botas e macacão).

Indicações e confiança

Com os documentos OK, avaliar o tempo de funcionamento também pode ajudar. Mas só o tempo de mercado não prova o quão confiável a empresa é. Por isso, é interessante acompanhar depoimentos e avaliações de clientes. Empresas que possuem notas avaliativas positivas mostram o quão sérias e responsáveis são e que o serviços prestados são os prometidos.

Visita ao local

Se a empresa não sabe qual é o problema, como ela vai conseguir te ajudar? Por isso, as empresas comprometidas com o bom trabalho, normalmente agendam com o cliente uma inspeção no local, onde o técnico pode avaliar e elaborar um diagnóstico com os tratamentos a serem feitos no local.

Preste atenção também nas garantias oferecidas após o serviço e na qualidade dos produtos. Todos os produtos químicos utilizados devem ser registrados e autorizados pelo Ministério da Saúde. É importante que a empresa demonstre preocupação com sua segurança ao oferecer ou realizar serviços. Ela deve passar orientações e procedimentos de segurança.

Valores

Encontrou uma empresa séria e com boa reputação? Agora é preciso pesquisar valores do serviço. Nesse momento, é importante lembrar que nem sempre preços baixos indicam serviços de qualidade. Como diz o ditado, o barato pode sair caro se o serviço for mal executado. Você terá gastado dinheiro, não resolverá o problema e ainda poderá colocar a vida das pessoas que convivem no local em risco, já que as pragas não serão eliminadas.

Fechar Menu